Como aplicar EFT para eliminar a procrastinação

25/10/2011 16:46

 

Como aplicar EFT para eliminar a procrastinação

por Andre Lima - andrelimareiki@gmail.com



No artigo "Procrastinação, o eterno adiar" falei um pouco sobre o mecanismo sabotador que nos leva a adiar ações importantes. Surgem desculpas mentais  que boa parte da vezes nos parecem bem verdadeiras mas que no fundo poderiam ser vencidas com um pouco de atitude. O que faz as desculpas parecerem reais são as emoções contidas por trás de cada uma delas. Os medos, problemas de auto-estima, e outros sentimentos que guardamos se manifestam em forma de pensamentos negativos que nos levam a adiar coisas que poderiam ser feitas com relativa facilidade. Neste texto vou dar um exemplo prático sobre como poderemos usar a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) para dissolver a força emocional das desculpas que usamos. A técnica é bastante eficaz para limpar sentimentos negativos, e quando isso ocorre, o nosso diálogo mental fica mais positivo e fica muito mais fácil realizar o que desejamos. Vou começar explicando de forma geral como você pode proceder para qualquer situação, e logo após vou dar um exemplo usando uma situação fictícia para ficar mais claro. O que vou ensinar costuma dar resultados bem perceptíveis, por isso recomendo que você pratique. 

Pense em algo que você queira realizar e que vem adiando. Pode ser qualquer ação, em qualquer área da sua vida. Pergunte quais são as razões e sentimentos que  estão impedindo  que você aja, e deixe que os pensamentos aflorem. Podem surgir desde as desculpas mais bobas e esfarrapadas bem como outras mais sérias. Podem surgir sentimentos intensos e outros mais sutis. Não faça julgamento do conteúdo que brotar, apenas anote detalhadamente tudo que vier em um papel (falta de dinheiro, falta de tempo, idade, não saber fazer, não saber por onde começar, medo, culpa, tristeza e etc...). Mesmo que por um lado você saiba que uma determinada desculpa não faz sentido racionalmente, se ela brotou no seu pensamento, inconscientemente ela deve ter algum peso emocional e pode estar sabotando suas ações. Agora você já tem o material para começar a aplicar EFT e limpar a força emocional dos pensamentos negativos que brotaram. 

Vamos a um exemplo prático. Suponha que você queira terminar um relacionamento e não consegue. A propósito, esse é um tema que normalmente vai exigir bastante aplicação de EFT, pois deve surgir bastante conteúdo emocional e muitos aspectos a serem tratados, até que a pessoa fique em paz e faça o que tenha que ser feito.  

Pergunte a si mesmo: Que pensamentos e sentimentos tornam mais difícil ou me impedem de acabar o relacionamento? Vamos supor que surja o seguinte:  "Sinto pena da outra pessoa. Sinto culpa só de pensar. Tenho medo de ficar só. E se eu não conseguir arranjar mais ninguém? Melhor esperar pelo momento ideal. Financeiramente a vida vai ficar mais difícil. Terei que arranjar outro lugar para morar. Sinto uma tristeza por não ter dado certo. Gostaria de ter uma família. Vai ser mais um fracasso na minha vida. Mais um relacionamento que não deu certo. Vou ficar com vergonha da minha familia". 

Cada frase dita, mesmo aquelas que não falam expressamente sobre sentimentos de culpa, medo, tristeza e outros, tem emoções negativas por trás. São frases que ao serem pensadas trazem desconforto emocional. Por exemplo. As frases "e se eu não conseguir arranjar mais ninguém;  melhor esperar pelo momento ideal; financeiramente a vida vai ficar mais difícil; terei que arranjar outro lugar para morar; gostaria de ter uma família; vai ser mais um fracasso na minha vida; mais um relacionamento que não deu certo" não expressam diretamente nenhum sentimento, mas é fácil perceber que por trás de cada uma delas existem emoções de tristeza, pena, culpa, medo e etc... 

Sendo assim, poderemos usar todas as frases ditas durante a rodada da EFT para a limpeza do conteúdo emocional. A rodada poderia ser feita da seguinte maneira: 

Frase de preparação: "Mesmo que eu não consiga terminar o relacionamento, eu me aceito profunda e completamente". Topo da cabeça: Sinto pena da outra pessoa / Inicio da sobrancelha: Sinto culpa só de pensar / Lateral do olho: Tenho medo de ficar só / Embaixo do olho: E se eu não conseguir arranjar mais ninguém / Embaixo do nariz: Melhor esperar pelo momento ideal / Emabaixo do lábio inferior: Financeiramente a vida vai ficar mais difícil / Osso da Clavicula: Terei que arranjar outro lugar para morar / Embaixo da axila: Tudo isso vai dar bastante trabalho / Topo da cabeça: Sinto uma tristeza por não ter dado certo / Inicio da sobrancelha: Gostaria de ter uma família / Lateral do olho: Vai ser mais um fracasso na minha vida / Embaixo do olho: Mais um relacionamento que não deu certo / Embaixo do nariz: Vou ficar com vergonha da minha família / Embaixo do lábio inferior: Sinto pena da outra pessoa / Osso da clavícula: Tenho medo de ficar só / Embaixo da axila:  E se eu não conseguir arranjar mais ninguém? 

Ao final da rodada, você deverá avaliar as frases que você falou inicialmente. Releia ou relembre tudo que você disse. Algumas frases talvez tenham a perdido o sentido pra você. Se isso ocorreu, elimine estas frases. Outras frases não perderam completamente o sentido mas talvez você tenha vontade de dizê-las de uma forma um pouco diferente. Nesse caso, reformule-as. Outras frases podem ter perdido um pouco da força, mas ainda fazem sentido, então você as repetirá na próxima rodada. Outras frases podem ter aumentado de intensidade, estas também serão mantidas. Podem surgir novas frases ao longo da rodada ou no final da mesma, acrescenta-as sempre que elas surgirem. Se estas frases novas surgirem no meio da rodada você poderá expressá-las imediatamente se desejar, sem precisar esperar para a próxima rodada para acrescentá-las. 

Com este conteúdo que você acabou de avaliar, execute  uma nova rodada e repita a avaliação ao final do processo para  que você possa eliminar, acrescentar ou modificar as frases . Perceba que as frases irão mudando e que os sentimentos também vão mudando. A tendência é que, ao longo da repetição de algumas rodadas, o conteúdo comece a perder força. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias até que não haja mais qualquer sentimento ou pensamento negativo ao pensar no término do relacionamento, ou seja, até que não surjam mais frases com peso negativo.Quando chegar nesse ponto, será muito mais fácil agir. Alguns pensamentos e sentimentos poderão exigir bastante persistência. Já outros irão rapidamente ceder. 

André Lima - EFT Practitioner. 
*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: 
http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp e baixe o seu manual.