ESQUEÇA O PASSADO: renove-se!

05/07/2011 17:04

Esqueça o passado: renove-se!
 

 

:: Graziella Marraccini ::

 

Certamente o solstício de inverno -que iniciou no dia 21 de junho às 14h16 (horário do Brasil)-, deixa no ar uma sensação de nostalgia pelo passado! O Sol chegou ao máximo de declinação norte, a 23°26 de Câncer, e deu assim o inicio ao Inverno em nosso hemisfério.

O signo de Câncer é um signo de Água, é o quarto signo da roda zodiacal, sendo regido por nosso satélite, a Lua. Quem conhece um canceriano sabe o quanto ele é emotivo, saudosista e nostálgico! Dono de uma memória poderosa, ele se lembra nos mínimos detalhes dos fatos do passado, dos momentos felizes ou menos felizes de sua infância e costuma guardar fotos de toda a família; geralmente o canceriano remói demais as coisas do passado! Assim como a água numa pia entupida, os sentimentos e emoções do canceriano giram e giram e não se decidem a descer pelo ralo. Até mesmo o símbolo do signo de Câncer lembra um redemoinho! Então, caros leitores, é por essa razão que neste período ficamos todos muito saudosos, até melancólicos, e temos vontade de ficar mais em casa, aconchegados com nossos familiares. Repetidas vezes escolhemos este mês para visitar parentes ou ir passar férias na nossa cidade natal.

Vocês conhecem o famoso livro: Em busca do tempo perdido (À la recherche du temps perdu)? Bem, Marcel Proust (um dos maiores autores franceses) que escreveu o livro no inicio do século 20, era canceriano!!! Nasceu em 10 de julho de 1922 em Paris. Mas, se o tempo está perdido, para que correr atrás dele? Passado é passado!
Muitas vezes, juntamente com as lembranças, também voltam os sentimentos negativos: raiva, mágoa, ressentimento, tudo retorna para nos remoer as entranhas! Como isso é nocivo! Toda emoção negativa gerada por nossa mente funciona como um verdadeiro veneno para nosso corpo, pois compromete o nosso metabolismo e o seu funcionamento equilibrado.

A psicóloga americana Louise L. Hay, afirma que todas as doenças são criadas por nós, por nossos pensamentos. Ela afirma que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo! "Todas as doenças tem origem num estado de não-perdão. Portanto, sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Pesar, tristeza, raiva e mágoa (e até vingança) são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento e promove a cura.

E vocês sabem que o canceriano tem dificuldade em perdoar? Bem, não somente ele, a bem da verdade... Muitos de nós temos esta dificuldade. Mas este é nosso ‘lado canceriano’, ou seja, o lado ‘lunar’ que promove este ressentimento. Que utilidade pode ter remoer o passado? Nenhuma. Mágoas antigas, guardadas por muito tempo, causam câncer, afirma Louise... e dor de estomago, acrescento eu, já que a Lua rege o estomago e o sistema digestivo.
Mas como nos livrar desses sentimentos? Desentupindo a pia! Tirando o ralo! Deixando ir! Perdoando e esquecendo!

Se buscarmos realmente o nosso desenvolvimento espiritual, devemos lembrar que somos responsáveis por criar nossa realidade. Nossos sentimentos, emoções, medos e limitações forjam nossa vida do mesmo modo que todos nossos pensamentos positivos. Por essa razão, se não conseguimos perdoar, apesar de buscarmos a evolução espiritual e não chegamos a afastar de nosso coração os sentimentos negativos, não iremos a lugar nenhum, pois estaremos agindo em desacordo com as leis cósmicas e ficaremos estagnados na evolução.

A Lei Cósmica nos ensina uma lição importante: a essência do perdão reside na compreensão de que não existe nada para perdoar! Ninguém te magoou e ninguém pode te magoar, pois tudo o que existe de negativo em sua vida é de fato uma semente negativa que você mesmo plantou, seja nesta que em outra encarnação. A única forma de remover essas sementes -antes que elas criem raízes-, está em deixá-las ir, mantendo confiança na Luz. Lembre-se da Luz.
Como já afirmei em outros artigos, a Lua é condicionada, é imagem no espelho, é Ego. O Eu superior, o Sol espiritual, não se magoa, não tem lembranças negativas, não tem ressentimentos, pois se conecta com a Luz.

Isso não quer dizer que você precise sentar-se e esperar que pisem em você, lhe usem e depois joguem no lixo! Pelo contrário, quando você traz a Luz para suas ações, você se torna muito mais atuante, mais conectado. Portanto, deixe o passado ir embora e esqueça as mágoas. Se você fica agarrado nas coisas que lhe aconteceram no passado (mesmo que sejam seus próprios erros) acaba guardando ressentimento e desta feita continuará a ser infeliz e pessimista. Aqueles que amam a vida, no entanto, olham para frente e têm confiança na Luz, porque sabem que é preciso viver o momento.

Vamos aproveitar bem a energia deste mês de Câncer, especialmente este início do solstício para renovar nossas energias interiores e fazer uma promessa sincera: Mesmo lembrando as mágoas do passado serei capaz de perdoar, perdoar, perdoar!
Deixe ir para sempre aqueles sentimentos negativos que bloqueiam a Luz!

Você pode aprender, para ajudar-lhe nesta tarefa, a técnica de EFT* - Técnica de Libertação Emocional. Este processo fantástico baseado na acupuntura chinesa -e de aplicação bem simples-, pode ajudar você a afastar para sempre de sua mente todos os sentimentos que impedem a Luz de fluir livremente em sua vida, tornando-a harmoniosa e equilibrada. Leia mais sobre a EFT* em meu site pessoal. Você pode aproveitar também para ‘dar uma volta por cima’, ou seja, para substituir o sentimento negativo, com outro positivo, de amor ao próximo, mesmo que este ‘próximo’ seja aquela mesma pessoa que lhe magoou!

Aliás, é muito fácil perdoar nosso amigo: difícil mesmo é perdoar nosso inimigo, não é mesmo? Então, vamos lá, começamos agora, aproveitando essa energia do solstício de Câncer. E, após o perdão, por que não reatar aquela amizade, aquele relacionamento rompido por mágoa e ressentimento? Pense em todas as bênçãos que você colocará em seu caminho ao deixar resplandecer a Luz.