Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 1)

25/01/2012 16:33

 

Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 1)

 
Pergunta a Osho:
Osho,
e a respeito da comida? Não é absolutamente essencial ser um vegetariano para ter um crescimento espiritual?
O que você faz nunca é essencial, o que você é sempre é essencial.

Ser é essencial, enquanto fazer não é essencial. Ser é essencial, enquanto ter não é essencial. Consciência é essencial, caráter não é essencial - porque não é o caráter que cria a consciência, mas é a consciência que cria o caráter.

Se você for religioso, se você for espiritual, as coisas mudarão ao seu redor. Você pode tornar-se um vegetariano, ou não. Depende - as pessoas são diferentes.

Mas ser vegetariano não pode ser uma condição essencial para ser espiritual. Houve pessoas espirituais que foram vegetarianas, e houve pessoas espirituais que não foram.

E é bom que a vida consista de variedades, é bom que a vida consista de tipos diferentes de pessoas, caso contrário seria totalmente enfadonho.

Pense só nisto: - só Mahaviras vagando ao redor da Terra, vegetarianos nus. Nenhum Krishna, nenhum Cristo, nenhum Buda, nenhum Maomé, nenhum Mansoor... isso seria um mundo muito pobre, seria realmente feio.

E lembre-se, Mahavira é bonito, mas muitos Mahaviras não seria bonito.

Deus nunca cria novamente a mesma pessoa. A razão é que uma vez é bastante, uma vez é mais que suficiente. Deus está completamente satisfeito. Ele nunca repete, nunca duplica. Ele só acredita em originais, não tem nenhuma cópia carbono.

Osho, em "A Revolução: Conversas Sobre Kabir"