Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 2)

25/01/2012 16:29

 

Tudo depende de quem está por trás da ação (parte 2)

 
Assim, eu não posso dizer que a comida tenha qualquer coisa essencial para contribuir com a sua espiritualidade. Mas a sua espiritualidade pode mudar os seus hábitos de comida.

Isso também não pode ser predito; deixo a sua liberdade intacta. Jesus bebia, e não era menos espiritual por causa disso. Patanjali nunca poderia conceber um homem espiritual bebendo, mas isso é o ponto de vista de Patanjali.

Jesus não poderia entender: "Por que Patanjali não está bebendo? Se Patanjali não pode beber,então quem mais? Ele deveria estar dançando, ele deveria estar cantando, ele deveria estar celebrando - pois ele alcançou".

Mas as celebrações também são diferentes. Alguém pode celebrar jejuando, alguém pode celebrar festejando. As pessoas são diferentes. Se você pode se lembrar disso, nunca se tornará um fanático.

Caso contrário, o perigo está sempre ali: no caminho do crescimento espiritual, o maior perigo é este, o fanatismo. Todas as assim chamadas religiões são fanáticas, porque elas só permitem aquilo que suas escrituras dizem e o que o seu fundador diz. Todo o resto tem que ser negado.

Isso está tornando a vida muito, muito limitada. E a vida é ilimitada, é uma infinidade.

Osho, em "A Revolução: Conversas Sobre Kabir"